Atividades físicas na gestação ajudam no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê. Dicas

Não é de hoje que se sabe o quanto é importante a grávida praticar atividades físicas, desde que com moderação. Um estudo agora mostra que, além de ser bom para a mãe, os exercícios são benéficos para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Pesquisadores da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, analisaram, por meio de um aparelho não invasivo, os movimentos fetais em gestantes entre 20 e 35 anos. Elas foram divididas em dois grupos: aquelas que faziam exercícios físicos durante 30 minutos, três vezes por semana, e as que não tinham o hábito de atividade física regular.

O resultado mostrou que os bebês das mães que praticavam
atividades físicas tinham a frequência cardíaca significativamente mais baixa quando acontecia qualquer tipo de movimento, como o respiratório (o bebê ainda não respira com os pulmões, mas já movimenta a musculatura respiratória como um treino). Os movimentos peristálticos (que o intestino faz para empurrar o alimento) e dos músculos da boca, coordenados pelo sistema nervoso autônomo, também são mais altos nesse grupo ativo.
Segundo os cientistas, essas conclusões sugerem um benefício no desenvolvimento do feto quando a mãe pratica atividade física, uma vez que há uma ligação entre os movimentos respiratórios fetais e o desenvolvimento do sistema nervoso autônomo.
Fonte Crescer




Nenhum comentário:

Postar um comentário