Dores de cabeça




Não é incomum ter dor de cabeça na gravidez, principalmente durante o primeiro trimestre. Se é uma pessoa que já tinha tendência para ter dores de cabeça, prepare-se pois poderá eventualmente agravar com a gravidez. Não existe um estudo específico sobre a dor de cabeça na gravidez no entanto alguns especialistas afirma que pode estar relacionado com a alteração hormonal, bem como o aumento da circulação sanguínea no organismo. Por isso pode começar por evitar bebidas com cafeína. A dor de cabeça pode também ter origem no cansaço e na congestão nasal, bem como se estiver sobre stress ou se passar fome, pois a alimentação também influência bastante.


Este tipo de dor de cabeça incide mais no primeiro trimestre de gravidez, com tendência a desaparecer pois o fluxo hormonal tem propensão a estabilizar e o corpo a adaptar-se às alterações.


As enxaquecas já serão diferentes, esta dor é mais forte e podem dever-se a um funcionamento anormal dos vasos sanguíneos da cabeça, e estas até podem melhorar durante a gravidez para algumas mulheres e piorar para outras, podendo existir episódios de intensa dor.


Quando está grávida não deve tomar medicação sem receita médica, e para este tipo de dor não pode tomar aspirina deve tomar paracetamol que é considerado o mais seguro. Se tiver o hábito de tomar algum tipo de medicação para as dores de cabeça, este deve ser revisto pelo ginecologista que a acompanha a sua gravidez.


A dor de cabeça apenas em algumas situações pode significar algum problema mais grave, se o seu caso for hipertensa, deverá ter alguns cuidados, no entanto por norma a dor de cabeça é um dos sintomas que podem acompanhar a gravidez pelas razões anteriormente explicadas.


Pode recorrer a alguns truques para aliviar a dor sem tomar medicação. Poderá experimentar:


Antes demais tente descobrir como e quando surgem as dores de cabeça, podem ser de estar tempo demais a trabalhar e fixar a vista num espaço apertado, se for esse o caso tente sair um pouco de vez em quando para respirar ar fresco. Se a sua dor de cabeça surge após alguma discussão, tente evitar discutir se sabe as dores podem surgir.


Se estiver em casa pode utilizar um compressa de água morna ou fria em volta dos olhos e do nariz, pois podem estar associadas á congestão nasal, e pode ainda colocar a compressa de água fria na zona da nuca, que também é recomendado e por vezes alivia a sensação de dor.


Caso tenha possibilidades monetárias para fazer uma massagem ao corpo, esta é outra das formas que pode utilizar para aliviar a dor. Se não tiver essa oportunidade financeira poderá pedir ao seu marido ou companheiro que lhe massagem as costas e a nuca, pois sentirá um alivio de tensão acumulado no seu corpo que poderá estar na origem dessa dor.


Não se esqueça que a alimentação é muito importante para a mulher grávida e não deve comer por dois mas deve comer pouco várias vezes ao dia. A dor de cabeça pode estar relacionada com níveis baixos de açúcar, como tal pode levar junto a si algumas bolachas, frutas entre outras fáceis de transportar e que possa comer em qualquer situação onde se encontre.


A actividade física é uma actividade aconselhada e pode reduzir a intensidade da dor. Pode tomar um banho de água fria que irá ajudar a contrair os vasos sanguíneos dilatados, e a dor será atenuada.
0800-109992
Cobrimos qualquer orçamentos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário